segunda-feira, 13 de outubro de 2008


Então... este é um desenho que fiz há um tempo atrás. A execução ficou meio besta e eu não pretendia postar isso, mas tem a ver com o tema e não consegui ter idéia melhor... de qualquer forma, pular o tema de novo ia ser meio chato. Enfim, foi um desenho meio que feito a pedido de uma professora do curso de desenho que fazia, o tema era religião.

Dito isto, acho que é muito fácil acreditar que fiz este desenho com o intuito de criticar a religião... mas não era bem essa a idéia, embora ele possa parecer ofensivo. Não sigo nenhuma religião, respeito quem o faz, e pra ser franca existem horas em que eu também gostaria de seguir alguma. Vou me abster de escrever um texto pseudo-filosófico longo que ninguém vai ler e que eu não estou a fim de elaborar e só dizer que este desenho tem a ver com a relação do ser humano com a morte, com o sobrenatural, com o medo, com o pecado... o que em última instância tem a ver com a proibição. Foram algumas coisas que me passaram pela cabeça depois de começar a ler o livro "O Mundo Assombrado Pelos Demônios", do Carl Sagan.

É um desenho meio pretensioso, mas aí vai....

3 comentários:

Harima Guga disse...

Eu voto por vc colocar o texto! \o/
Adoro esses textos filosóficos teologistas... XD

Mto fodaaaa o desenho... Carai, tem até um Tengu... É impressão minha, ou tem um Kappa e uma Kitsune aí tb? XD

Não acho ele nem um pouco ofensivo... Quem deve achar isso são aqueles católicos bitolados... Se vc ver com outros olhos, consegue interpretar os demônios interiores que todo o ser humano tem dentro de si... Os medos, os sentimentos de raiva, angústia... E mesmo o que eles representam em diferentes culturas...

No entanto, muitos "demônios" japoneses e hindus estão associados com sorte e outras coisas positivas... XD

Felipe Dias disse...

Hey! Bem legal apesar de macabro!!!!
Mas eu gostei p caramba!!! Mto bom!

Agora a observação nada a ver do Pépe:
por que o seu post não tem título Yuriko? XD

Pioux's disse...

a clara achou seu desenho muito japones! hahaha
me lembra aqueles desenhos antigos de samurais bizarros e legais....
adororeiiiii =P