quinta-feira, 31 de março de 2011

Inspiração


Vou estrear esse tema, então! Vamos lá. Meu texto tá longo e provavelmente confuso, mas tô abrindo o coração aqui, gente. :P

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pelo tema difícil, de verdade. Principalmente se você só queria fazer um desenho pro Mesoderme mas ao invés disso teve uma crise de identidade.

Queria falar do próprio tema, que é a pergunta "O que te inspira?"

Quando fiquei incunbida de escolher um tema, quis pensar em algo que fizesse cada um desenhar algo bem particular, saindo bem lá do fundo do coraçãozinho de vocês, porque eu tinha (tenho) muita curiosidade de ver o que cada um iria desenhar. E pensando num semi bloqueio artístico com o qual ando convivendo já faz uns dois anos, pensei que poderia perguntar o que serve de inspiração pra vocês.

É uma coisa muito óbvia, mas fui perceber só recentemente, graças à algumas pessoas que conheci, a importância de você ter consciência de que coisas que te inspiram, e que acabam "aparecendo" no seu trabalho mesmo que inconscientemente. Acho que ter consciência disso pode não só ajudar com bloqueios artísticos, mas também a colocar um pouco mais de si mesmo naquilo que você faz. E não só no seu trabalho artístico, mas também seu trabalho como pessoa, nas coisas que você faz, tem vontade de fazer, nas coisas em que pensa, raciocina e diz.

O que eu quero dizer, mais ou menos, é que aquilo que nos inspira, aquilo que a gente admira, é algo muito particular de cada um de nós, no sentido de que é que é muito difícil de outros mudarem ou influenciarem. Se a gente gosta daquilo, a gente gosta e ponto final, porque aquilo, por alguma razão, ecoa conosco, tanto que aquilo reflete na nossa pessoa, nosso modo de ser, de alguma forma. E por isso, acho que esse algo pode expressar coisas sobre nós mesmos de uma forma muito mais sincera e simples (mas provavelmente não muito clara), do que uma resposta à pergunta "quem é você".

Não quero com isso dizer simplesmente que, se fulano admira tal coisa, fulano é isso e aquilo. Só quero dizer que, se fulano admira aquilo, esse aquilo tem algo que ressoa com ele, que faz parte da pessoa dele. Acredito também que aquilo que repudiamos diz algo sobre nós.

Pra falar a verdade, não esperava que esse tema fosse ser difícil desse jeito pra todos. Então espero que mesmo pra quem não desenhou por qualquer razão, a reflexão sobre esse tema possa ter ajudado cada um a conhecer um pouco mais um pedacinho de si próprio. E eu queria, com esse tema, talvez conhecer um pouquinho mais de vocês também, vendo o que cada um iria desenhar. :)


Agora, sobre meu desenho e minha resposta pro tema... acho que o que mais me inspira é a idéia de espontaneidade. Artisticamente, eu gosto muito de poses que pareçam naturais, com movimento, e gosto de fazer desenhos rascunhados e sujos, onde sinto que estou colocando energia nos traços, sem pensar muito pra desenhar, tanto que meu movimento artístico favorito é o impressionismo, que se caracteriza justamente pelos traços e pinceladas rápidas, procurando registrar na tela as luzes e cores naturais, do modo como o olho vê.

Também gosto muito da espontaneidade como traço de personalidade. Não admiro uma única pessoa em particular, mas admiro muito qualquer pessoa que não tenha medo de ser ela mesma, de ter suas próprias opiniões, de falar o que pensa, de se vestir do jeito que quer, de desenhar as coisas que quer, de desenhar e pintar à sua maneira, de lutar pelo que quer. Nessa idéia tem também o conceito de coragem, pois pra ser capaz de verdadeiramente ser si mesmo, você não deve ter medo dos outros e do que eles pensam. Mas "espontaneidade" expressa melhor do que "coragem" aquilo que agora procuro e que me impulsiona como pessoa e como desenhista.

Eu sempre me apoiei muito em regras. Se não me dizem exatamente o que fazer e como fazer, fico perdida e desinteressada em fazer aquilo, porque sempre procurei fazer as coisas à maneira dos outros, pra conseguir os resultados que lhes agradassem mais. Tento fazer o meu melhor, mas sem especificações nunca sinto que fiz direito.

Quero acreditar que vai ficar tudo bem e que vou sobreviver se eu parar de andar tanto na linha e me desprender dessa corda bamba.

5 comentários:

Mike disse...

Yuriko! Muito louco seu desenho! Eu acho que esse tema foi muito bom pra abrir os olhos da gente sobre o que realmente importa nos faz ser quem somos. Acho que o seu desenho é muito bonito e faz com que o texto seja só um desabafo... Eu acho que desde que eu te conheço você já mudou muito "o seu jeito de ser" mas tudo isso de uma maneira muito positiva.

Você sempre comentou sobre falar mais, ligar menos pras coisas, se soltar mais... E quando digo que você é praticamente outra pessoa hoje, acredite, é verdade. Os seus amigos desse blog podem confirmar... É muito legal de ver uma pessoa com vontade de se sentir melhor batalhando pra conseguir isso.

Aposto que todo mundo daqui sente orgulho disso por você e fica muito feliz de ver isso acontecendo.

Tamo junto, Paolinha! Se cuida!

(Preciso comentar do desenho? Não né?)

André Pottes disse...

Concordo com oq o Mike disse!!!

Iko..sempre te achei incrível!!

Seu texto tá muito bom...puta reflexão bacana!!! E pra arrematar o texto vem o seu desenho...se eu pudesse dar um título pro seu desenho, seria "A alegria das incertezas"..

gucampoy disse...

Achei engraçado quando vi o que era o significado da palavra admirar e depis fui rever seu desenho.

MOVIMENTO, essa é a palavra que eu vejo você buscar na sua vida. Como o Mike falou, você mudou, você mudou pra melhor. Isso gera movimento e isso evolui.

Seu desenho mostra isso, movimento... apesar de ser uma imagem estática, eu vejo o vento passando, o cabelo tremulando, a corda tremendo, a pessoa girando...

Pensar e filosofar sobre nossas vidas o que estamos fazendo com ela, é um exercicio muito rico.

Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo desenho (adoro perspectivas ^^)!
=D

Pioux's disse...

É engraçado que por mais que agente seja tão diferente agente ainda divida os mesmos medos e as mesmas dificuldades! (mas muitas vezes expresse isso de formas diferentes).
Acho que não é fácil conseguir essa espontaineidade (principalmente com trabalho e tals) pois exige confiança no que se faz e principalmente confiança em nós mesmos!
Muitas vezes acabamos fazendo as coisas "para os outros" mas na verdade o que estamos fazendo é o que nós julgamos que é bom para os outros...
Talvez se nós nos preocupassemos menos com o outro e fizessemos um bem coletivo ( incluindo o que é bom para nós mesmos) talvez os nossos trabalhos saissem um pouco mais "nós mesmo"
Sei lá... to pirando aqui!
Gostei muito de tudo Yurico! Obrigada pelo tema e aliais.... queria dizer q por mais que vc se coloque nessa corda bamba, eu acho que você já está no pulo de libertação (haha). Como os outros comentaram... Vc mudou muito desde que agente se conheceu! É uma pessoa muito mais decidida e certa do que acredita! Meus parabéns por isso!
Bjus

Pioux's disse...

ps- meu movimento artístico favorito também é o impressionismo.... XD