terça-feira, 26 de maio de 2009

MAMÃE NATUREZA

Nossa...parece que todo mundo está fazendo lendas brasileiras.... bom, eu resolvi fazer uma coisa um pouco diferente.

Como todos, ou a  maioria, sabe, estou fazendo meu TCC sobre Dança do Ventre, e estou simplesmente chocada em como muitas crenças de diversas civilizações ao redor do mundo tem conceitos tão parecidos.

Inicialmente, ia fazer um desenho da Deusa Egípcia Ísis, considerada a Mãe desta mitologia. Porém, ai fiquei pensando porque não Gaia, ou Shakti, ou qualquer uma outra dessas representações? 

Então, eu viajei um pouco e resolvi desenhar a Grande Mãe, figura matriarcal que representa o feminino, a fertilidade, a natureza, de uma forma geral... É como se cada povo tivesse visto tal entidade e a representado de acordo com sua arte própria. 

Nem egípcia, nem indiana, nem africana, nem americana, nem celta.... a pura Mãe...

Seios fartos, sem trajes que a ocultem, integrada à natureza, olhar sereno mas ao mesmo tempo poderoso...

e a serpente...porque em MUITAS culturas a serpente está ligada à mulher, à força feminina.

Então, é isso!

7 comentários:

Harima Guga disse...

Em algumas Mitologias e principalmente por causa da (maldita) igreja católica, a imagem da Grande Mãe está associada à Lilith, primeira mulher de Adão no Genesis, que recusou se submeter à ele, sendo expulsa do Paraíso.

Segundo a Mitologia Judaico-Cristã, Lilith se tornou a Mãe de todos os demônios, e todas as figuras matriarcais de outras mitologias foram incorporadas à imagem dela... Serpentes são justamente um desses símbolos! (que fazem referência à Serpente que ofereceu a Fruta do Conhecimento à Eva)


Ficou muito legal o desenho, vc conseguiu captar bem a essência da Grande Mãe! O seio que amamenta a Terra e o colo que a abriga... =)

Parabéns, ficou sensacional, como era de se esperar da Tatí... XD

Tatí disse...

muito obrigada!!! e obrigada pelos complementos culturais...

Gustavo Joker disse...

Uiaaa só, bacana o detalhe das tattos, piercins, e todas as bijus de mulher tmb....
Bela escolha, bem sugestiva tmb... hahauahua brincadeira...
Brasil é um mix do mundo, num fico mais surpreso com nada... sei que sempre alguém vai faze alguma estupidez ou uma façanha a qqr momento ou me mostrar algo fantástico e diferente, que tem em qualquer lugar do universo....

Se tivesse colocado mais mato ia fica muito bonito.

bjus parabens

Felipe Dias disse...

Ficou mto bom!!! Gostei muito dessa pintura e dos desenhos das tatuagens, por acaso são símbolos de várias culturas?

Tatí disse...

Sim e não. Na verdade, a tríqueta (no braço direito) é celta, e as tatuagens nas mãos eu fiz inspiradas nas tatuagens das noivas indianas. As outras é mais o desenho mesmo....Sei lá...misturei mesmo...peguei um pouco daquelas tatuagens dos índios Maori da nova zelândia...mas só pra inspiração!rs....

André Placitte disse...

Como minha avó diria : "...Benza Deus!!!"
Que mulherão hein Tati hehehe!!!
Muito bom os detalhes e boa escolha na figura mitologica!!! :D

Lola disse...

Gostei muito da mescla de grafismos de várias culturas! No geral me parece um estilo bem africano, mas acho que tem tudo a ver também... afinal como as teorias dizem, a humanidade se originou de lá.

Só achei que as sombras pretas deixaram o desenho um pouco pesado... mas talvez seja mais coisa de minha preferência, porque por outro lado, acho que elas ajudam a reforçar a eminência da Deusa.