domingo, 29 de maio de 2011

BUBBLEMÓVEL

Bom, na verdade o meu sonho de consumo no quesito meio de transporte eu já uso há algum tempo, inclusive (como vocês podem ver no meu avatar para o header do blog!). É o Bubblemóvel!!!! Eu na verdade sei que este meio de transporte já existe, até tem um joguinho no Wii que usa um bubblemóvel, com o exato mesmo princípio de funcionamento que eu já conheço há anos... Mas como eu sei que não é muito popular ainda eu explico como funciona.

Você tem um dispositivo que se assemelha muito a um tubinho daqueles para fazer bolhas de sabão (cabe na bolsa, e no caso dos homens, cabe no bolso da bunda da calça!). Mas não se engane, não é um tubinho de bolhas de sabão...é o seu BUBBLEMÓVEL!!

Você aperta um botãozinho, como do alarme do carro normal, e em 3 segundos ele te envolve em uma super bolha!!!

Como a bolha é muito, mas muito menos densa que o ar ela sobe! Ela aguenta até 500kg!! Dai, basta você inclinar o seu corpo para movimentá-la...que nem um Segway!

E ai, nesse desenho, eu fiz uma homenagem ao nosso amigo André, que se defender com louvor sua tese de mestrado vai ganhar um super Bubblemóvel de presente para poder morar em Curitiba e trabalhar em qualquer lugar do mundo (em sampa...eeeeee)!!!!! SIM!! O Bubblemóvel é muito rápido e muito seguro!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DAGC - Dispositivo Anti Gravitacional Caseiro


Acabo de retornar de um dos cantos aqui da editora que armazena os documentos para os jornalistas. Fui pesquisar sobre meios de locomoção e acabei dando de cara com esse documento aparentemente mal fotografado por um jornalista apressado, mas que tem um valor inestimável.

Esse, senhoras e senhores, é o dispositivo anti gravitacional caseiro.

É possível entender como ele funciona olhando os planos, mas basicamente é assim:
Você pega o gato e o pão de forma com manteiga e prende um de costas pro outro (a manteiga pro lado contrário do gato) utilizando para isso a fita adesiva. Em seguida coloca-se os dois dentro do aquário com as devidas aberturas para ventilação (dado que o gato está vivo. Nota: certifique-se disso antes de começar a montagem).
Em seguida você cola o aquário nas duas tábuas de madeira e prende uma cadeira em cima das tábuas. parafusa o leme de barco e utiliza uma corda para direcionar o leme.

Pronto!

Como funciona: os gatos sempre caem de pé e as torradas com o lado da manteiga virado para o chão, gerando assim o propulsor da antigravidade, você direciona o aparelho com o leme e com a inclinação do corpo, proporcionando assim um dispositivo móvel de navegação.

O arquivo não diz muito sobre como parar, mas há relatos de gente que tinha um paraquedas, ou que esperou a manteiga sair do pão pela ação do sol. Há de tudo, menos uma conclusão.

Espero que esse conhecimento seja útil.

Grande abraço!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Steam Hopper




Acabei usando de referência para esta ilustração uma armadura alienígena do filme Distrito 9. Para criar este veículo misturei três elementos, uma moto, um robô insectóide e muito vapor hehehehe!!! Abraços!!! Até o próximo post!!!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MINHA LUTA


Quando eu li o tema proposto eu fiquei muito assustada e intimidada. Não por não saber o que me inspirava, mas pelo contrário...tudo me inspira. Eu respiro o mundo, eu me alimento do mundo. Tudo o que está a minha volta pode ser, a qualquer momento, um objeto de inspiração.

E ai? O que desenhar? Desenhar o Mundo?!?!

Não, era muita coisa para uma pessoinha tão humilde e sem tempo como eu! E eu continuei pensando, pensando, até que eu cheguei nisso: Minha luta.

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada e movida por artes marciais...já tive a oportunidade de treinar muitas coisas...Kunfu (minha grande paixão), Boxe, Judô, Jiu-jitsu e agora, recentemente, Muay Thai. Percebi que o que me apaixona e me envolve nas lutas é a energia que eu consigo movimentar e renovar neste caminho do auto conhecimento.

Muitas pessoas pensam que lutar é aprender a atacar o seu inimigo. Mas, quando você começa a treinar, qualquer luta, você se depara logo nos primeiros dias com seu maior inimigo: você. O seu corpo te impõe barreiras que você precisa ter paciência, persistência e muita garra para superar. Sua mente afoga seus pensamentos, te desconcentra e você precisa exercitar, o tempo todo, a arte de focar, ter objetivos, persistir.

Então, antes de eu "permitir" que o mundo me inspire... eu preciso estar pronta para receber o que o mundo tem a me oferecer. Eu preciso estar limpa, livre, tranquila, confiante. Eu preciso ter força, eu preciso de coragem, eu preciso de paciência, e, principalmente, eu preciso aprender...sempre!!!

Então por isso, o que me inspira é aquilo que me permite ter inspiração...é minha constante luta contra os meus monstros, meus limites, meus bloqueios.

Logo que percebi isso eu fiz um desenho, no papel...que representasse todas as minhas "partes" lutando (quem sabe um dia eu posto aqui o sketch). Mas ai, eu não tive tempo de terminar o desenho. Então, ontem, esperando a aula começar, eu fiz um desenho no iPad, via um aplicativo de iPhone (por isso ele é tão nanico)...só para não deixar um tema tão importante para mim passar em branco...

queria ter feito melhor, mas foi o que eu consegui para o momento!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sorriso



Quando a Yurico passou o tema me concentrei muito mais em O QUE me inspira do que QUEM.
Dei muitas voltas e vindas nisso.... Pensei em desenhar o planeta mesmo porque ele em si já era uma manifestação de beleza e de vida sem igual. Mas aí imaginei que isso me toca sim mas.... Que é uma coisa muito longe de tudo que eu compreendo ainda.
Pensei em algo palpável, algo que me fazia diferença no dia a dia.... Algo que me marcava por anos mesmo sendo um gesto simples... Aí resolvi!
O que me inspira nessa vida é gerar felicidade! Quando eu consigo, mesmo que por um ínfimo instante, deixar alguém feliz isso causa uma explosão dentro de mim! E é muito mais do que comprar uma coisa que eu estava querendo muito ou do que conquistar um objetivo que eu lutei.... Todas essas coisas eu esqueço ou não ficam marcadas como quando eu consigo gerar aquele sorriso que brota do rosto de alguém ou apenas um olhar de satisfação...
O que me faz refletir bastante sobre o meu dia a dia e sobre como muitas vezes eu coloco tudo na frente de fazer alguém feliz (meu egoísmo, vaidade, preguiça) e esqueço disso que é tão simples: Que fazer alguém feliz é minha maior felicidade.....
Então tenho que agradecer a Yurico por esse tema que me deu mais uma vez a oportunidade de me lembrar disso....
Valeu Ikooooo ;)
(mal pelo desenho... tbm foi um speed painting pq eu mudei ele umas 10 vezes)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mestre

Quando fui pensar sobre o tema, eu fui pesquisar o que realmente significava a palavra admirar e achei uma definição muito bacana que é a seguinte:

Admiração (do latim admirari) é um sentimento de assombro, surpresa ou espanto diante de uma situação.

Na Filosofia, a «admiração» ou «espanto» é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atractivo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, colocando-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas, terminando no conhecimento de si, como desconhecendo-se («só sei que nada sei», Sócrates) ou desconhecendo as coisas. Assim, admirar-se perante qualquer coisa é ter a capacidade de problematizar o que parecia evidente, procurando esclarecer o que se apresenta como obscuro.

Acho que o maior exemplo de seja lá o que for vem desse carinha aqui... pra mim ele é o exemplo master de vida. Ele está em milhares de obras de arte e seu exemplo como ser humano, ecoa forte a mais de 2mil anos.

Precisa dizer mais? acho que vocês ja conhecem ele muito bem, eu seria redundante e chato em ficar falando dele né... mas acho o as pessoas idependente que religião deveriam respeitar essa pessoa maravilhosa, assim como Buda, Gandhi, Dalai Lama, etc etc etc.

Como eu conheço mais a história de Jesus Cristo e tenho ele como mestre de minhas atitudes, exemplo a ser seguido, fiz um desenho dele(acho que em tempo recorde certca de 1h30m).

BY: GUCAMPOY
obs: pepe, veja se rola me add como colaborador, fiz um novo usuário "gucampoy".


domingo, 3 de abril de 2011

SER/ESTAR

Meu desenho não está bem acabado. Eu não soube trabalhar com o contraste. Não deveria ser mostrado aos outros.

Apesar destes diversos pontos, estou publicando-o como uma outra forma de transmitir oq tentei passar com o desenho.

Estou vivendo uma fase meio conturbada que tenho me defrontado com a questão do que eu SOU.....

Pode parecer meio sem nexo, mas as vezes sinto que busco muito SER algo e me esqueço da questão do ESTAR. Tenho cada vez mais sentido que nunca estou (em lugares, com pessoas, em situações, em momentos)....

Acho q estou passando pela crise da meia-meia-idade...haushausaushaush

Com o desenho eu quis representar um pouco essa ideia do SER E ESTAR.

O SER, é envolto de expectativas, desejos e de ambições que colocam o indivíduo dentro de uma bolha, impedindo-o de ter contato com o mundo externo. O ESTAR, vive o instante, o presente..e por isso parece q sofre menos com frustrações....

Podem até me dizer que SER é mais importante do que ESTAR, mas mesmo assim, se hj me perguntarem se eu quero SER ou ESTAR, eu escolheria ESTAR.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Matt 10:34


Bom, esse tema é complicado. Mas tirei de letra a idéia do que desenhar...
Eu queria achar a sensação que mais me inspira, não sobre movimentos ou sobre qqr coisa assim relacionada a arte, mas no sentido mais cientifico: o que me inspira, o que eu absorvo pra dentro de mim. Eu pensei em arte, música, pessoas... E acho que as pessoas que eu conheço são a parte mais legal da minha vida, todas elas, mas algumas em especial, e são elas que fazem eu ser quem eu sou, agir do jeito que eu acho que é certo. As maiores e melhore pessoas da minha vida são os meu pais.

Toda a minha vida eu brigava com eles, dizendo que nunca mais ia olhar na cara deles, bela mentira, sempre que eu precisava de alguém, mais que meus amigos, meus pais sempre estiveram aqui pra mim, sempre me deram suporte e sempre me mostraram o jeito correto de fazer as coisas.

Quando eles se separaram eu fiquei meio perdido, quer dizer, que criança de 4 anos entende o que tá acontecendo!? Eu achava que nunca mais ia ter dois pais e choraaaava e choraaaava... Até que um dia eu percebi que eu não ia ter um pai só, ia ter duas casas com pais, pra poder fugir em dobro e pedir diferentes conselhos pra eles.

Então meio que eu entendi e comecei a usar isso do melhor jeito, separar conselhos que minha mãe me dava melhor do que meu pai e conselhos que meu pai me dava que eram melhores do que os da minha mãe.

O meu desenho tá incompleto, eram pra ser dois, um pra minha mãe e um pro meu pai. O da minha mãe mostra todo o amor incondicional e verdadeiro que ela sempre despeja aos litros em cima de mim, sempre aquela pessoa de 1,47m jogando toneladas de amor materno pra mim.

E o do meu pai mostraria a perceber e lutar contra as coisas que fazem mal, e dar um pouco de coragem pra tudo isso, mergulhar em umas aventuras loucas sobre comrpar um carro e pans.

No desenho que eu postei, está o desenho que eu acho que simboliza minha mãe, é Nossa Senhora. E o do meu pai ia ser São Jorge lutando contra o dragão. Nesse desenho aí de cima ainda dá pra ver uma frase tirada de uma passagem que ví em uma tatuagem por aí. É uma passagem que diz (aqui em latin): Não vim trazer a paz, mas uma espada.

Pra mim, resume tudo o que meus pais me ensinaram e me mostraram (com exemplos) o que eu tenho que fazer: Lutar pra conseguir o que é melhor pra mim, sem machucar ninguém e sem subir em cima de ninguém pra conseguir.

Meus pais são as duas pessoas mais batalhadoras da minha vida, por isso esse desenho é pra eles.

(Eu não sei desenha mãos, esse desenho ficou do jeito que tinha que ficar, sem mãos muito bem desenhadas... Mas tá valendo, fala aí!)

Ficou muito gay esse post, mas tamo junto.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Inspiração


Vou estrear esse tema, então! Vamos lá. Meu texto tá longo e provavelmente confuso, mas tô abrindo o coração aqui, gente. :P

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pelo tema difícil, de verdade. Principalmente se você só queria fazer um desenho pro Mesoderme mas ao invés disso teve uma crise de identidade.

Queria falar do próprio tema, que é a pergunta "O que te inspira?"

Quando fiquei incunbida de escolher um tema, quis pensar em algo que fizesse cada um desenhar algo bem particular, saindo bem lá do fundo do coraçãozinho de vocês, porque eu tinha (tenho) muita curiosidade de ver o que cada um iria desenhar. E pensando num semi bloqueio artístico com o qual ando convivendo já faz uns dois anos, pensei que poderia perguntar o que serve de inspiração pra vocês.

É uma coisa muito óbvia, mas fui perceber só recentemente, graças à algumas pessoas que conheci, a importância de você ter consciência de que coisas que te inspiram, e que acabam "aparecendo" no seu trabalho mesmo que inconscientemente. Acho que ter consciência disso pode não só ajudar com bloqueios artísticos, mas também a colocar um pouco mais de si mesmo naquilo que você faz. E não só no seu trabalho artístico, mas também seu trabalho como pessoa, nas coisas que você faz, tem vontade de fazer, nas coisas em que pensa, raciocina e diz.

O que eu quero dizer, mais ou menos, é que aquilo que nos inspira, aquilo que a gente admira, é algo muito particular de cada um de nós, no sentido de que é que é muito difícil de outros mudarem ou influenciarem. Se a gente gosta daquilo, a gente gosta e ponto final, porque aquilo, por alguma razão, ecoa conosco, tanto que aquilo reflete na nossa pessoa, nosso modo de ser, de alguma forma. E por isso, acho que esse algo pode expressar coisas sobre nós mesmos de uma forma muito mais sincera e simples (mas provavelmente não muito clara), do que uma resposta à pergunta "quem é você".

Não quero com isso dizer simplesmente que, se fulano admira tal coisa, fulano é isso e aquilo. Só quero dizer que, se fulano admira aquilo, esse aquilo tem algo que ressoa com ele, que faz parte da pessoa dele. Acredito também que aquilo que repudiamos diz algo sobre nós.

Pra falar a verdade, não esperava que esse tema fosse ser difícil desse jeito pra todos. Então espero que mesmo pra quem não desenhou por qualquer razão, a reflexão sobre esse tema possa ter ajudado cada um a conhecer um pouco mais um pedacinho de si próprio. E eu queria, com esse tema, talvez conhecer um pouquinho mais de vocês também, vendo o que cada um iria desenhar. :)


Agora, sobre meu desenho e minha resposta pro tema... acho que o que mais me inspira é a idéia de espontaneidade. Artisticamente, eu gosto muito de poses que pareçam naturais, com movimento, e gosto de fazer desenhos rascunhados e sujos, onde sinto que estou colocando energia nos traços, sem pensar muito pra desenhar, tanto que meu movimento artístico favorito é o impressionismo, que se caracteriza justamente pelos traços e pinceladas rápidas, procurando registrar na tela as luzes e cores naturais, do modo como o olho vê.

Também gosto muito da espontaneidade como traço de personalidade. Não admiro uma única pessoa em particular, mas admiro muito qualquer pessoa que não tenha medo de ser ela mesma, de ter suas próprias opiniões, de falar o que pensa, de se vestir do jeito que quer, de desenhar as coisas que quer, de desenhar e pintar à sua maneira, de lutar pelo que quer. Nessa idéia tem também o conceito de coragem, pois pra ser capaz de verdadeiramente ser si mesmo, você não deve ter medo dos outros e do que eles pensam. Mas "espontaneidade" expressa melhor do que "coragem" aquilo que agora procuro e que me impulsiona como pessoa e como desenhista.

Eu sempre me apoiei muito em regras. Se não me dizem exatamente o que fazer e como fazer, fico perdida e desinteressada em fazer aquilo, porque sempre procurei fazer as coisas à maneira dos outros, pra conseguir os resultados que lhes agradassem mais. Tento fazer o meu melhor, mas sem especificações nunca sinto que fiz direito.

Quero acreditar que vai ficar tudo bem e que vou sobreviver se eu parar de andar tanto na linha e me desprender dessa corda bamba.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mesoderme 2011 - Desenho Pépe


E no final, fiquei eu com a responsabilidade de encerrar essa epopéia, o que, eu diria, caiu como uma luva, levando em consideração o "tema" que acabou surgindo sobre animais, água, pescaria e pesquisa científica, resolvi colocar algo que coube em tudo que foi realizado, expandiu um pouquinho mais os horizontes e era impossível ser mais a minha cara que isso... um pouco do folclore brasileiro com duas figuras "mitológicas" da nossa cultura! Espero que esteja à altura.

Agora tirem suas conclusões e vamos com tudo na nova temporada do Mesoderme!!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mesoderme 2011 - Desenho LG

Inicialmente eu ia fazer um PB como todo mundo tava fazendo. Ai eu dei uma olhada geral na estrutura do desenho, e vi como aos poucos o pessoal foi botando cor ao invés apenas linhas.

Não ia dar pra fazer algo muito grande, senão ia cobrir os desenhos dos amiguinhos... Então me foquei num ponto, aproveitando a mancha azul que o Mike fez no canto e mandei ver. Como a mancha me lembrou chuva, e o tema tava bem pra "Água, Animais e Pessoas (?)", fiz o Totoro, de Tonari no Totoro (Meu Vizinho Totoro), que é quase um pouco disso e ao mesmo tempo nada disso (tem que assistir o filme pra entender). No fim acabou desequilibrando um pouco, pq salta muita cor... Mas foi também uma chance de colocar em prática o que tô aprendendo no Curso de Pintura Digital...

Não saiu exatamente como eu queria, e acho que acabei destoando o que pessoal tava montando, mas... Bom, espero que gostem, assim como eu gostei de todos. =)

P.S.: Habilitei o layer da água viva em primeiro plano que o Mike fez, em blur, e coloquei um bichinho estranho junto. =P

Mesoderme 2011 - Desenho André


Tá, confesso que gelei e travei quando recebi o desenho.

Estava cagando de medo de estragar o desenho da galera.

Inicialmente pensei em colocar um pirata (do jogo Pula pirata), mas no meio do caminho eu troquei para um mergulhador.

Pensei comigo, ele pode estar dando uma olhadinha na Sereia e nas águas-vivas para fazer um estudo sobre os animais marinhos de outros mundos. Eu também achava que precisava integrar o desenho da Tati nessa história. Então que veio a grande idéia, afinal, QUEM SERIA UM BOM COORDENADOR DE PESQUISA DE ANIMAIS MARINHOS DE OUTRO MUNDO, SE NÃO UMA GIRAFA? QUEM??? então eu incluí o galão de oxigênio saindo do carro da Dra. Girafona!!

Mesoderme 2011 - Desenho Clara


Quando eu recebi eu fiquei com medinho! Ahahaha. Eram animais, homens animais ou animais com estilo de gente! Aí eu tinha que seguir algo na linha né? Então já puxei do jipe da Tatí esse sátiro malando pescador.

Pensei na vara de pescar porque ela é cheia de linhas que davam para "mesclar"com o desenho e trazia a mesma linguagem....

Quando eu terminei o sátiro ainda achei que estava muito vazio! Então pensei em uma idéia muito louca para preencher um pouco mais o desenho.... Criei esse peixe mão aí pra integrar com o outro lado que era mais mar e ainda com a idéia dos animais muito loucos....

É isso aí!
Próximoooo

Mesoderme 2011 - Desenho Mike



Eu gosto de água-viva, elas são muito loucas.
Abaixo as 3 coisas que eu mais gosto nelas:

-Elas são bonitas
-Elas nadam tranquilamente
-Elas evaporam se ficarem no sol

A minha contribuição também tem um pouco do que eu acredito que seja minha interpretação do fundo do mar pras águas vivas nadarem.

O desenho da Paolinha é sensacional e eu quis fazer a sereia macabra dela chamando a rainha das águas vivas pra conversar.

Tamo junto! =]

mesoderme 2011 - yuriko


Agora é minha vez! E então eu recebi esses desenhos muito animais (ta-dum-psh) da galera!! E quis manter a idéia.. mas não exatamente! Também quis aproveitar algumas críticas do Maffei, sobre eu tentar usar mais esse estilo preto-e-branco e pesado (apesar de não estar tanto, nesse desenho) do que o meu de costume, e eis que surgiu essa sereia meio cadáver! Ela veio também de um gosto enorme que eu tenho por desenhar composições curvilíneas, de gostar de juntar coisas (que eu considero) bonitas e mórbidas... enfim, a idéia veio de um monte de coisas! Tentei fazer algo o mais "yuriko" que eu pude!

é isso aí galera! vamo que vamo!

MESODERME 2011 - Tatí

E ai...eu peguei esse desenho muito louco do Maffei!!! Foi o primeiro desenho do maffei que eu vi!!! incrível!!!!Tinha esse leão maroto do gui...e ai um papagaio voando e trazendo esses spots de cores...bom, eu queria fazer alguma coisa que estivesse integrado no desenho...então mantive o PB. Eu queria fazer um desenho que fosse bem "ah, isso é tati" mas que ao mesmo tempo também tivesse algo de "genérico", algo inusitado....algo "tati???"

Então eu fiz um hipopótamo uma girafa muito doidona fazendo um rally num jipão! Muito expressiva, não?!!??!

Mesoderme 2011 - Desenho Maffa!


Estreia em grande estilo!
Um desafio muito locol, com amigos únicos!
Espero muito que gostem e que eu tenha aberto vários caminhos criativos para os próximos ilustradores.

Se o trabalho do Gu(i) foi um tanto difícil por ser o primeiro, o meu foi muito prazeroso por dar continuidade ao desenho e criar uma certa linguagem!
Nem imagino o q está por vir... só sei q adorei essa ideia e conhecendo esses meus amigos, sei q esse é só o começo de muito desenhos e insanidades criativas!

AAAAAAAAAAAAAhhhh!!

MESODERME 2011 - Desenho Coletivo Gu(i)




Bom, assim dou início ao mais novo desenho de 2011.

Proposta feita pelo Mike e começou por minha pessoa a qual se passou por quase todos integrantes do mesoderme.
Proposta era a seguinte: melhores ideias, do jeito mais legal, interagindo uns com os outros.
Detalhe: você só ve o desenho quando é entregue pela ultima pessoa, não podendo pensar antecipadamente o que vai fazer, ou tendo alguma ideia de como está ficando. 
Bom, o meu desenho foi o primeiro a ser feito como falei acima. Então não tive muito oq interagir com uma folha em branco (que alias, é um grande desfio).... Mas deixei alguns ganchos para que a galera tivesse por onde correr.
Deixo meu desenho para vocês, e acompanhem o processo de todos os outros.
^^